Formações e workshops

Formações e workshops nas versões presencial e online, via plataformas Moodle e Adobe Connect.

Training em Coaching, Soft Skills, Psicologia Positiva e em Psicologia da Saúde Ocupacional e Riscos Psicossociais no Trabalho.

Coautora e Formadora do Programa BeST: Bem-estar e Saúde dos Trabalhadores – Human Business Potential. Programa desenvolvido no âmbito da minha tese de doutoramento.

Formadora no Programa Empreendedorismo & Comunicação Júnior.

Formadora na Reconstruir: Psicologia & Desenvolvimento Pessoal.

Formações em curso na Reconstruir:

Curso Intensivo, em formato e-learning, de Coaching Psicológico.

Curso Intensivo, em formato e-learning, de Programação Neurolinguística.

Workshop nas versões presencial e online com o tema Coaching Psicológico.

Workshop nas versões presencial e online com o tema Psicologia Positiva aplicada à Infância.

Workshop online Felicidade nas Relações Conjugais.

Alguns temas de formações e workshops:

Ferramentas de Psicologia Positiva para o fortalecimento das Forças Pessoais

Todos nós temos 24 forças pessoais que são desenvolvidas e desafiadas ao longo das nossas experiências de vida. Conhecer o nosso perfil de forças permite que façamos escolhas mais ajustadas ao nosso potencial pessoal. Quanto mais desenvolvermos as nossas principais forças, maior satisfação alcançaremos no dia a dia, pois passaremos a estar em sintonia com um modo próprio de ser e funcionar. Ao mesmo tempo, tomar consciência das forças menos proeminentes em nós, permiti-nos também desenvolvê-las, favorecendo assim o nosso crescimento pessoal.

Objetivo: Conhecer o próprio perfil de forças pessoais e aprender como utilizá-las e desenvolvê-las no dia a dia, de modo a viver em sintonia com o pleno potencial.

Público-alvo: Pessoas em geral e equipas que se
identifiquem com esta proposta.

Mindfullness

Workshop destinado a todos aqueles que desejam ampliar a sua capacidade de foco e concentração, obtendo melhores resultados em termos de produtividade, com ganhos a nível da saúde psicológica.

Objetivo: Ensinar técnicas de mindfullness para aplicação no dia a dia.

Público-alvo: Colaboradores, líderes e pessoas geral que se identifiquem com esta proposta.

Liderança Positiva

Liderar é uma habilidade que também exige formação em termos de relações interpessoais e inteligência emocional. Gerir equipas é um desafio quotidiano, que implica motivar pessoas e desenvolvê-las, garantindo os resultados pretendidos a nível organizacional.

Objetivo: Ajudar os líderes a perceberem o seu perfil de liderança e o perfil da sua equipa, incluindo as forças pessoais, instruindo-os a otimizarem os seus resultados, a partir do alinhamento entre as necessidades da empresa e das pessoas.

Público-alvo: Líderes ou profissionais com desejo de desenvolver este potencial.

Prevenção de Riscos Psicossociais

Os Riscos Psicossociais laborais são todos os fatores no âmbito do trabalho que aumentam a probabilidade de sofrimento emocional e, consequentemente, de adoecimento físico e mental, Evitar níveis elevados de stress no trabalho é um dever de todos os empregadores no sentido de garantir as melhores condições de segurança e saúde ocupacional.

Objetivo: Capacitar os líderes e empregadores no conhecimento e gestão dos fatores de Risco Psicossocial no trabalho, para que possam atuar de maneira responsável no âmbito da promoção da saúde psicológica ocupacional.

Público-alvo: Líderes e empregadores que desejem conhecer, a fim de melhor gerir, os riscos psicossociais no trabalho.

Motivação de equipas tendo em atenção as Necessidades Psicológicas Básicas

O atendimento das Necessidades Psicológicas Básicas é fundamental para se alcançar o máximo do potencial humano. Ter em atenção estas necessidades, de competéncia, autonomia e relações de pertença, faz toda a diferença quando desejamos desenvolver equipas, de modo a fazê-las florescer!

Objetivo: Workshop destinado à compreensão do que significam as Necessidades Psicológicas Básicas, como identificar o nível de satisfação destas nas organizações e como intervir para promover o seu atendimento.

Público-alvo: Líderes e equipas.

Técnicas de gestão do stress

Cada vez mais acumulamos tarefas e responsabilidades, tanto a nível pessoal como profissional. Esta sobrecarga tem efeitos que comprometem a nossa qualidade de vida e o nosso potencial produtivo.
Aprender a gerir o stress e a ansiedade com técnicas rápidas e eficazes tem um impacto tanto a curto como a longo prazo na nossa saúde pessoal e familiar e na saúde das organizações.

Objetivo: Ensinar técnicas de relaxamento e gestão do stress para aplicação diária, de modo que as tarefas no dia a dia sejam realizadas com mais qualidade e satisfação pessoal.

Público-alvo: Colaboradores, líderes e pessoas em geral que se identifiquem com esta proposta.

Carreira e família: como conciliar os diferentes objetivos

Workshop destinado a todos os profissionais que desempenham vários papéis ao longo da vida e por vezes simultaneamente. Sabemos o quanto a soma destas exigências pode comprometer o bem-estar, a capacidade produtiva e a qualidade das relações.

Objetivo: Identificar os focos de tensão, os objetivos e planos de vida, de modo a encontrar estratégias mais saudáveis de solução de problemas e de busca por realização.

Público-alvo: Todos os profissionais e empresas que considerem importante conciliar de maneira mais equilibrada as exigências da carreira e da vida em família.

Promoção da Parentalidade Positiva

A parentalidade é um desafio ao longo de todo o desenvolvimento. É fundamental promover dentro do contexto relacional entre pais e filhos o atendimento das necessidades psicológicas básicas, favorecendo de maneira ajustada o alcance da independência emocional,  da autoestima saudável, da autoconfiança e da autoeficácia. Todas estas dimensões contribuirão para a promoção das forças pessoais,  para a vivência de relações mais positivas na vida, maior capacidade de resiliência e solução de problemas, com base na autorresponsabilização.

Objetivo: Transmitir aos pais a importância de contribuírem para o amadurecimento psicológico dos filhos, ajudando-os a perceberem melhor as necessidades de cada etapa do desenvolvimento. Favorecer o desenvolvimento de uma relação familiar mais empática e construtiva.

Público-alvo: Pais que estejam em busca do seu desenvolvimento e autoconhecimento no contexto das relações com os filhos e escolas que tenham por objetivo apoiar os pais na construção de uma parentalidade mais positiva.

Desenvolvendo a Literacia emocional em crianças 

A literacia emocional é a capacidade de reconhecer e interpretar as diferentes emoções em si mesmo e no outro, respondendo ao efeito delas de modo regulado. A compreensão dos sinais emocionais permite dar respostas comportamentais mais conscientes, favorecendo o autocontrolo emocional e a construção de relações interpessoais mais positivas.

Objetivo: Desenvolver nas crianças, entre 7 e 10 anos, o conhecimento, entendimento e gestão  da linguagem emocional e seus efeitos, no contexto das relações com os pares.

Público-alvo: Escolas que tenham em seu currículo por objetivo trabalhar nas crianças a competência em termos de literacia emocional.